semana do poadoc
Entre os dias 14 e 17 de outubro, está rolando a primeira edição do POA DOC. Uma mostra não competitiva de documentários de Porto Alegre.
O POADOC carrega um onde no nome. Somos um festival de documentário em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, entendendo que o lugar é parte do que constitui o nosso olhar. A subjetividade não desvia do onde, mas contém o onde.
Os filmes podem ser assististidos direto no site do festival www.poadocs.com.br.
E serao exibidos os seguintes títulos:
Makoi Tekóa Petei Jeguatá – Duas aldeias uma caminhada (2008)
Sem matas para caçar e sem terras para plantar, os Mbya-Guarani dependem da venda do seu artesanato para sobreviver. Três jovens Guarani acompanham o dia-a-dia de duas comunidades unidas pela mesma história, do primeiro contato com os europeus até o intenso convívio com os brancos de hoje.
Antes do lembrar (2018)
Nas primeiras evidências da humanidade no sul do Brasil, encontramos, lado a lado, as partes visíveis e invisíveis de uma história.
Massacre dos porongos (2017)
A partir de uma situação de racismo na sala de aula, os alunos aceitam produzir um filme sobre o episódio dos Lanceiros Negros na Revolução Farroupilha. Em uma das cenas, as lideranças David Canabarro e Bento Gonçalves discutem a demora da guerra, como obter mais soldados e as dificuldades com o novo presidente da província nomeado por D Pedro II, o barão de Caxias. A leitura de uma possível carta de Barão de Caxias dando instruções para uma das batalhas finais na região de Porongos. Qual a posição de David Canabarro e o destino dos Lanceiros Negros?
Morro do céu (2009)
Morro do céu é uma pequena comunidade de descendentes de italianos, localizada no alto de uma montanha no sul do Brasil. Lá, o jovem Bruno Storti e seus amigos preenchem os dias de verão entre túneis de trem, a colheita da uva e a descoberta do primeiro amor.
A invenção da Infância (2000)
Ser criança não significa ter infância.
Contigo ninguém acaba (2018)
Neste documentário, a #EH_Produções orgulhosamente apresenta o nosso Índio Capilé: O Clube Esportivo Aimoré, mostrando a importância deste patrimônio da cidade de São Leopoldo que agora está de volta à primeira divisão do Campeonato Gaúcho.