O surgimento da MTV nos anos 80, certamente foi um divisor de águas na indústria musical, os artistas não produziram seus lançamentos apenas em formato sonoro, os singles ganharam o reforço das produções cinematográficas e isso, fez com que o audiovisual ganhasse mais um tentáculo, agitando o cenário do cinema e televisão, e fornecendo excelentes artistas para trabalhar na nova área.
Isso aconteceu em parte pela maneira com que as pessoas assistem aos vídeos, mas também por uma mudança bem significativa que aconteceu com os profissionais. Para seguir a criatividade dos músicos em suas composições, os criadores de clipes precisaram sair cada vez mais dos formatos de filmes e TV para entregar produções que fossem marcantes e interessantes pro público.
Depois do boom da Internet (principalmente pós-YouTube), a demanda de novos vídeos ganhou novo fôlego e profissionais vindos da fotografia, design e publicidade cada vez mais se juntaram às equipes produtoras de videoclipes.
“Se você quer um filme que seja possível fazer algo super experimental, artístico, louco e sensitivo, invista em um videoclipe”
Selecionamos aqui, alguns artistas, diretores e videoclipes que merecem ser vistos com atenção.
Floria Sigismondi
A diretora ítalo-canadense foi a grande laureada na premiação da MVPA, a maior associação norte-americana de produtores de videoclipes, por seu trabalho com Sigur Rós no Valtari Mistery Film Project, levando para casa o título de Melhor Direção no ano. Mas essa não foi a única atenção que ela ganhou nos últimos meses: foi ela a cúmplice de David Bowie nas controvérsias de The Next Day. Formada em artes e com experiência como fotógrafa de moda e artista plástica, sua carreira nos vídeos começou com algumas bandas canadenses e sua grande oportunidade veio com The Beautiful People, do também controverso Marilyn Manson. Desde então, ela já fez trabalhos com a nata do grande Pop (como Katy Perry e Christina Aguilera), quanto com nomes como Interpol, The Cure e Leonard Choen, e estreou no cinema com o filme The Runaways. Floria parece se interessar pelo que é rejeitado pelo olhar comum, seja em temas, elementos trabalhados ou ângulos de câmera.
Shane C. Drake
Diretor de videos musicais estadunidense nascido em Thousand Oaks, California. Ele dirigiu video clipes para bandas como Avril Lavigne, Angels & Airwaves, An Angle, Fall Out Boy, Panic at the Disco, Paramore, Hawthorne Heights, Armor for Sleep, Blindside, The Red Jumpsuit Apparatus, The Almost e Daphne Loves Derby.
No começo da carreira, Drake trabalhou como editor e Diretor de fotografia para bandas como Poison the Well, Deftones, Thursday, etc. Mas agora ele é um diretor em tempo integral. Desde 2006, Drake ja co-produziu e dirigiu mais de 50 videos musicais.