A vida e obra do diretor Steven Spielberg, está disponível na HBO em documentário dirigido pela cinegrafista Susan Lacy, o filme narra desde a obsessão por cinema de Spielberg na infância, passando pelos seus primeiros trabalhos até os dias de hoje. Também rola conteúdo inédito dos bastidores de clássicos como Tubarão, Indiana Jones, Jurassic Park, O Resgate do Soldado Ryan.
Quem nasceu nos anos 70 e 80, assim como eu, certamente cresceu assistindo aos filmes do Steven e a trajetória do diretor é tão espetacular que até pode parecer inventada, mas está ali a verdade. Do garoto que, aos 13, fazia ótimos filmes caseiros usando as irmãs como elenco ao magnata do cinema.
“É uma experiência muito interessante ser o assunto de um filme, quando eu passei minha carreira inteira buscando assuntos para meus filmes. E estar repentinamente no centro das atenções – para mim foi intimidador e assustador”, disse Spielberg.
Ele é franco ao contar sobre seus medos durante a rodagem de “Tubarão” (1975), quando descobriu que filmar no mar mais do que dobrava o tempo previsto. Também assume o fiasco da primeira de suas poucas comédias, “1941” (1979), e detalha seu acerto de contas com as origens judaicas em “A Lista de Schindler” (1993). O filme também aborda seu jeito especial de dirigir crianças, exibindo bastidores de vários trabalhos com atores mirins, entre eles suas brincadeiras com Drew Barrymore na filmagem de “E.T.” (1982). “Jurassic Park” (1993) é decretado como início de uma nova era digital no cinema. “Munique” (2005) e “Lincoln” (2012) são os filmes recentes que mais ganham atenção.
O documentário também apresenta entrevistas com muitas pessoas que trabalharam com Spielberg ou foram influenciadas por seu trabalho, incluindo Tom Hanks, Oprah Winfrey, Harrison Ford, Leonardo DiCaprio, Martin Scorsese e Cate Blanchett.
Essa é uma baita dica para assistir no final de semana, então prepara a pipoca, acessa o site da HBO e boa diversão.