Atualmente cerca de 105 milhões de brasileiros estão conectados, transmitindo conteúdo e trocando experiências – todos os meses.
O Youtube é, e continuará sendo nos próximos anos um ecossistema movido por identificação e paixão.
No ano de 2020, devido à pandemia, a plataforma foi uma forte aliada no reinventar do novo dia a dia. Tornando o Youtube cada vez mais presente na vida das pessoas.
Milhares de pessoas buscam informações confiáveis como, orientações de saúde, dicas de como se exercitar em casa, aprender a tocar um instrumento musical, cozinhar, roteiros de viagem e até como se organizar financeiramente. Estudar online também se tornou uma necessidade, fazendo com que toda uma classe de profissionais de ensino se adaptassem ao formato de vídeos.
E não são apenas os canais de dicas, informações e entretenimento, que envolvem a comunidade, debates e aprendizados também estão no top dos canais do Youtube. A apresentadora Astrid Fontenelle, a criadora Luci Gonçalves e a artista Linn da Quebrada, reverberaram na plataforma dando alcance a temas tão importantes como combater o machismo, racismo, gordofobia e LGBTQIA+ fobia, entre outras formas de discriminação.
Os famosos tutoriais de “como fazer” alcançaram números ainda maiores. Atividades básicas da nossa vida foram alteradas como a visita mensal ao cabeleireiro, frequentar academia, comer uma torta de limão, tomar um café ou um chopp artesanal no final da tarde, se tornaram verdadeiros desafios. Foi então que milhões de pessoas aproveitaram a oportunidade para aprender novas habilidades, fazendo elas mesmas tarefas que costumavam delegar aos outros.
No caminho dessa tendência, o movimento “faça você mesmo” cresseu significativamente em 2020. Hortas indoor, receitas — das mais simples às mais complexas —, home office devidamente equipado ou pequenas reformas em casa. 8 em cada 10 consumidores afirmam que o YouTube os ajuda a transformar ideias em realidade.
É, as pessoas arregaçaram as mangas literalmente.
E como ficou o entretenimento?
Quase 50% das pessoas que acessam a plataforma no Brasil, a usaram como substituta de um evento ao vivo durante a pandemia. Já que shows, cinemas, jogos e outros eventos estavam proibidos, em tempos de distanciamento social, o Youtube se tornou um ponto de conexão.
Artistas abriram suas casas, e as transformam em um ambiente descontraído para apresentações. As Lives transforaram a forma de entretenimento do brasileiro. Da poltrona da sua casa, a estrela do feminejo no Brasil, Marília Mendonça, fez uma transmissão ao vivo para um público equivalente a 159 shows lotados no Madison Square Garden.
Agora, essas transmissões já fazem parte da agenda cultural do brasileiro enquanto ainda não é possível realizar eventos físicos. Gilberto Gil, Sandy & Junior e Pabllo Vittar seguiram no mesmo caminho, e nos presentearam com algumas horas de música neste ano.
E NO ESPORTE?
Fãs de esportes também passaram uma boa parte do tempo no Youtube, assistindo a series originais da plataforma e momentos históricos, mantendo-se conectados com seus times e atletas preferidos.
Vídeos de games também foi uma tendência na plataforma. Sem poder entrar em campo, ou subir ao palco, atletas e artistas estiveram no comando de consoles, partidas online foram transmitidas criando uma maneira diferente de entregar novos conteúdos aos fãs.
e a sua marca, já está no youtube?
Vamos juntos traçar uma estratégia para construir a sua presença online, manda uma mensagem e nos conta a tua ideia.